°°°°°°°°°°°

Bem Vindos
A Unidade De Sistema Inteligentes
Fundada Por Carlos Monteiro e Samuel Ronaldo

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Introdução HTML Completa

Um documento HTML (HyperText Markup Language) é um conjunto de instruções em formato ASCII, usada para criar documentos hipertexto e que podem ser visualizados por um browser WWW (como o Netscape).
Para criar uma página HTML voce pode usar qualquer editor que possa salvar arquivos no formato "ASCII com quebras de linhas", como por exemplo o Notepad do Windows, ou então usar um editor HTML específico.A linguagem HTML utiliza Tags (marcações) que informam ao browser como exibir o documento.
As marcações do HTML consistem do sinal <, (o símbolo de "menor que"), seguida pelo nome da marcação e fechada por > ("maior que").
De um modo geral, as tags aparecem em pares, por exemplo, <H1> Cabeçalho</H1>. O símbolo que termina uma determinada marcação é igual aquele que a inicia, antecedido por uma barra (/).
No exemplo, <H1> inicia a formatação do primeiro nível de cabeçalho e </H1> indica que o cabeçalho acabou.
Há excessões a esse funcionamento em pares das marcações. Por exemplo, a que indica um final de parágrafo: <P>, não necessita de um Tag correspondente: </P>. A marcação que indica quebra de linha - <BR> - também não precisa de uma correspondente, e outras tais como <HR> e <LI>..
Importante: HTML não faz diferença entre maiúsculas e minúsculas (não é "case sensitive"). Então a notação <title> é equivalente a <TITLE> ou <TiTlE>. 


Ops = Para visualizar no Netscape um documento que esteja criando basta abrí-lo com o comando Open Local File disponível na opção File do menu.

Exemplo de uma página HTMLTodo documento deve conter um conjunto básico de Tags. Deve ser identificado como HTML (<HTML> </HTML>), ter uma área de cabeçalho (<HEAD> </HEAD>) onde será colocado o título do documento (<TITLE> </TITLE>), e uma área definida como corpo(<BODY> </BODY>) onde estará o conteúdo do documento. Veja um exemplo:
<HTML>
<HEAD>
<TITLE>HTML Básico</TITLE>
</HEAD>
<BODY>
<H1>Este é o primeiro nível de cabeçalho</H1>
Bem-vindo ao mundo do HTML.
Este é o primeiro parágrafo.<P>
E este é o segundo.<P>
</BODY>
</HTML>

Esta página vai aparecer assim:
O título HTML Básicoaparece na barra superior do seu Browser

Este é o primeiro nível de cabeçalho

Bem-vindo ao mundo do HTML. Este é o primeiro parágrafo.E este é o segundo.

Títulos
O título não aparece no corpo da página e sim no alto da tela do seu Browser, e é utilizado para identificar o documento como se fosse um nome do arquivo. É interessante que o título possa sugerir claramente o conteúdo do documento.
A marcação utilizada para títulos é <TITLE> e seu par </TITLE>. Escrito desta forma:

<HTML>
<TITLE> Este é o título</TITLE>
<BODY>

</BODY>
</HTML>
Cabeçalhoscabeçalhos normalmente são usados para títulos e sub-títulos dentro de uma página.
O HTML possui seis níveis de cabeçalhos, numerados de 1 a 6, sendo o número 1 o de maior destaque. Cabeçalhos são exibidos em letras maiores e em negrito.
ATENÇÃO: ao definir o tamanho de um cabeçalho, você não está definindo o tamanho da letra (em pontos). Você apenas define que ele aparecerá com maior tamanho e destaque que o resto do texto. O tamanho exato com que ele será visualizado é definido pelo browser de cada pessoa que acessar a informação.
As notações relativas a cabeçalhos são: <Hy> Texto do cabeçalho </Hy > onde y é um número entre 1 e 6 especificando o nível do cabeçalho.

O conjunto de notações possíveis é o que segue:

<H1>Headings</H1>


<H2>Headings>/H2>

<H3>Headings</H3>

<H4>Headings</H4>

<H5>Headings</H5>
<H6>Headings</H6>
ParágrafosA marcação <P> é utilizada para definir o início de um novo parágrafo, deixando uma linha em branco entre cada parágrafo. HTML não reconhece o caracter de quebra de linha dos editores de texto. Mesmo que exista uma linha em branco, os clientes Web só reconhecem o início de um novo parágrafo mediante a marcação apropriada.

Quebras de Linha
A marcação <BR> faz uma quebra de linha sem acrescentar espaço extra entre as linhas. Veja a diferença do uso de <P> e <BR>:
Vamos separar esta sentença com marcação de parágrafo.<p>
Para verificar a diferença.
Vamos separar esta sentença com marcação de parágrafo.Para verificar a diferença.
Diferença quando separamos duas linhas utilizando <br>
a marcação de quebra de linha <br>
Deu pra notar?
Diferença quando separamos duas linhas utilizando
a marcação de quebra de linha
Deu pra notar?




Ass: Carlos Monteiro 

2 comentários:

  1. Nossa Ta Massa Esse Blog Boa Postagem Mais Cade Os Download Dos Programa U.S.I ? E As Apostilas Do Carlos Moneiro

    ResponderExcluir
  2. e meuito legal criar um site e vc possivel queria saber um programa para criar site

    ResponderExcluir