°°°°°°°°°°°

Bem Vindos
A Unidade De Sistema Inteligentes
Fundada Por Carlos Monteiro e Samuel Ronaldo

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sistema operativo


Sistema Operativo ou Operacional


Oque é?

Um Sistema Operativo, ou Sistema Operacional, é uma plataforma de softwares, cujo a função é gerenciar os recursos dos sistemas, os sistema operacional foi criado para facilitar a ingressão de pessoas comuns na informatica, e tambem para facilitar o trabalho de pessoas que trabalham na computação, afinal ninguem merece trabalhar via comandos no MS-DOS (Windows), ou então no Terminal (Linux), e etc.

Como surgiu o primeiro Sistema Operacional?

Alguns ão de dizer-lhe que foi o DOS. Outros dir-lhe-ão que foi o MSDos (ambos são a mesma coisa). Mas a verdade é diferente, veja: 
Um dos primeiros sistemas operacionais de propósito geral foi o CTSS (Compatible Time-Sharing System), desenvolvido no MIT e apresentado em novembro de 1961. Após o CTSS, o MIT, os laboratórios Bell da AT&T e a General Eletric desenvolveram o Multics, cujo objetivo era suportar centenas de usuários. Apesar do fracasso comercial, o Multics serviu como base para o estudo e desenvolvimento de sistemas operacionais. Um dos desenvolvedores do Multics, que trabalhava para a Bell, Ken Thompson, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, criando o Unics (em 1969), que mais tarde passou a chamar-se Unix. Os sistemas operacionais eram geralmente programandos em assembly, até mesmo o Unix em seu início. Então, Dennis Ritchie (também da Bell) criou a linguagem C a partir da linguagem B, que havia sido criada por Thompson. Finalmente, Thompson e Ritchie reescreveram o Unix em C. O Unix criou um ecossistema de versões, onde destacam-se: System V e derivados (HP-UX, AIX); família BSD (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, etc.), Linux e até o Mac OS X (que deriva do Mach e FreeBSD).
Na década de 1970, quando começaram a aparecer os computadores pessoais, houve a necessidade de um sistema operacional de utilização mais fácil. Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") de Tim Paterson por $50.000, batizam-no de DOS (Disk Operating System) e vendem licenças à IBM. O DOS vendeu muitas cópias, como o sistema operacional padrão para os computadores pessoais desenvolvidos pela IBM.
No começo da década de 1990, um estudante de computação finlandês postou um comentário numa lista de discussão da Usenet dizendo que estava desenvolvendo um kernel de sistema operacional e perguntou se alguém gostaria de auxiliá-lo na tarefa. Este estudante chamava-se Linus Torvalds e o primeiro passo em direção ao tão conhecido Linux foi dado naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário